sexta-feira, 2 de junho de 2017

LEONARDO DA VINCI

LEONARDO DA VINCI

Considerando uma dos personagens de destaque da história renascentista, projetou invenções que só se tornariam realidade muitos seculos depois, como maquinas voadoras. Acreditam que o conhecimento era fruto da observação do mundo real e de experiencias, e não somente das informações e hipóteses contidas em livros Leonardo estudava a anatomia dos corpos desenhando por observações, para conhecer e representar de forma aprofundada o corpo humano, chegou a dissecar e desenhar cadáveres, estudando as relações entre as pares do corpo, inclusive o feto dentro do útero.
Leonardo Da Vinci. Vista do feto no útero (1511)



Leonardo Da Vinci. Estudos anatômicos do ombro(1510) 
Uma técnica popularizada no Renascimento, atribuída a D Vinci, e que ampliou a sensação de realidade das figuras, é o sfumato.
O sfumato é a tecnica na pintura que atenua as linhas e contornos que separam as formas, dando s impressão de esfumaçado. Percee-se seu emprego, em especial, nos cantos dos olhos e boca,, criando uma transição suave entre as tonalidade da pintura, fazendo-a parecer mais real.
Outra técnica atribuída a Da Vinci e que se popularizou foi o chiaroscuro -literalmente, claro e escuro - o estudo de uso da luz e sombra e seus contraste, de modo a acentuar a impressão de volume das figuras.
Leonardo Da Vinci. Monalisa.

O chiaroscuro foi muito explorado  posteriormente pelos artistas barroco, que utilizavam contrates de luz e sombra para criar as imagens carregadas de dramaticidades.
Os estudos das proporções do corpo humano realizados durante o Renascimento e seus cânones de representações do espaço influenciaram a arte ocidental por, pelo menos, os quatro seculos seguintes. 


Fonte: FRENDA, Perla. Arte Interação. - Volume Único - Ensino Médio - Hugo B. Bozzano, Perla Frenda e Tatiane Cristina Gusmão - 1 ed. Saõ Paulo. Editora IBEP, 2013.

Um comentário: