sábado, 17 de setembro de 2016

A Arte Grega


Os gregos buscavam no homem e na vida sua inspiração. O homem era considerado o modelo, o padrão de beleza. Ele era retratado sem imperfeições, idealizado. Seus deuses eram uma glorificação do próprio homem e tinham emoções e características humanas.
Atirador de Discos.
 Foto: Brian Maudsley / Shutterstock.com

A arquitetura grega era ligada basicamente aos templos e aos deuses, construídos com pedras sobre uma plataforma de dois ou três degraus com muitas colunas para garantir a sustentação do teto. O espaço interno era pequeno, destinado as imagens de deuses e sacerdotes. Os cultos eram realizados na parte externa.



As esculturas, por exemplo, eram feitas quase sempre em mármore e bronze, embora utilizassem também outros materiais, como o marfim e a madeira.




As cerâmicas gregas tinham rara beleza. Eram utilizadas como recipientes para vinho, azeite, mel, perfume, e até como funerária. As formas eram elegantes e a decoração era feita com figuras geométricas ou cenas mitológicas (histórias de deuses e heróis).



Os gregos davam grande importância ao teatro. Não só escreviam o texto das peças como também construíam teatros para que elas fossem encenadas.
Os atores gregos usavam máscaras que mostravam as características de deuses e heróis e também seus sentimentos. Essas máscaras eram feitas de barro, madeira ou cortiça.  





 CALABRIA, Carla Paula Brondi. Arte, História e Produção 2. São Paulo. FTD, 1997.  

5 comentários: