domingo, 25 de setembro de 2016

Questões comentadas da prova de sociologia.

            





1.    Atualmente, segundo o especialista em comunicação Marshall McLuhan afirmou que o mundo contemporâneo é uma “aldeia global”, a internet criou um novo espaço para o pensamento, para o conhecimento e para a comunicação.

A integração das redes de informação e do espaço virtual podemos chamar de:
a) unidade tecnológica
b) ciberespaço
c) espacialidade digital
d) sócio digital.

Resposta: Letra B.
 No enunciado vem o termo utilizado pelo o especialista em comunicação Marshall McLuhan “aldeia global”, situa o mundo contemporâneo e sua interligação com a maior rede de comunicação, que se tornou a internet, trazendo notícias e expressões variadas em tempo real e veloz, aproximando cada vez as pessoas de diferentes locais a assuntos diversos, formando uma conexão virtual, esse espaço é denominado de ciberespaço.

2.    O espaço virtual ganhou dimensões nas novas formas de comunicações em tempo real e em rede, onde pessoas estão conectadas compartilhando ideias, sentimentos, experiências e aprendizagem. Marque a alternativa INCORRETA:

a)    As novas tecnologias dos meios de comunicações atingem a sociedade de forma a mistificar e prender cada vez mais a atenção e o tempo das pessoas.
b)    Com o argumento de que atendem às necessidades das pessoas que desejam apenas entretenimento e diversão, não se preocupar com o caráter educativo ou cultural de quem consomem
c)    A verdadeira preocupação das empresas de comunicação é unicamente o respeito ao ser humano por meio da propaganda intensa.
d)    Eles criam o desejo e a necessidade de consumir, não importando a qualidade. 

Respostas: Letra C.
 A relação entre meios de comunicação e propaganda é obter um alcance nas vendas do produto e com isso cria-se uma ilusão da necessidade imediata de consumo. Portanto a visão é o lucro para as empresas e não as necessidades do ser humano.

3.    O conceito de hegemonia (palavra de origem grega que significa “supremacia”, “preponderância”) entende-se o processo pela qual uma classe dominante consegue que seu projeto seja aceito pelos dominados, desarticulando a visão de um mundo autônoma de cada grupo potencialmente adversário.
Segundo o pensador italiano Antônio Gramsci (1891 – 1937) uma classe se torna hegemônica:
a)    Quando além do poder coercitivo e policial, utiliza a persuasão, produz o consenso para convencer a maioria das pessoas.
b)    Utiliza os meios de comunicação de forma a respeitar as diferentes opiniões, sem impor ou convencer as pessoas.
c)    Não utiliza o poder coercitivo e apenas o convencimento que suas ideias estão corretas.
d)    Respeita as diversidades de todas as classes sociais.

Respostas: Letra A. 
Gramsci afirma que uma classe social para deter o poder e se tornar hegemônica vai utilizar do poder coercitivo e policial, como também a persuasão, provocando um consenso para convencer a maioria das pessoas a aceitar suas convicções.

4.    O sociológico francês Pierre Bourdieu (1930 – 2002) desenvolveu o conceito de violência simbólica para designar:
I.              Formas culturais que impõem e fazem com que aceitamos como normal, ou seja, a partir da naturalização da história, condições em que os fatos sociais, independentemente de ser bons ou ruins, passam a ser naturais e tornam-se uma “verdade” para a sociedade.
II.            É pela cultura, portanto, que as classes dominantes garantem o controle ideológico.
III.           Desenvolvem uma prática cuja a finalidade é manter o distanciamento entre classes sociais.
  
Marque a alternativa correta:
a)    Apenas I está correta.
b)    Apenas II  está correta.
c)    Apenas I e II estão corretas.
d)    Apenas II e III  estão corretas.
e)    Todas estão corretas
.
Respostas: Letra E.  

É através das formas culturais que impõem e fazem com que aceitamos como normal certas atitudes e comportamentos sociais, que Pierre Bourdieu denominar de naturalização da história, condições em que os fatos sociais, independentemente de ser bons ou ruins, passam a ser naturais e tornam-se uma “verdade” para a sociedade. Sendo, portanto, pela cultura que as classes dominantes garantem o controle ideológico, desenvolvendo uma prática cuja a finalidade é manter o distanciamento entre classes sociais.

5.     A corrupção é encarada na sociedade como algo latente, causando uma situação de libertinagem social, segundo a psicanalista brasileira Maria Rita Kehl. Marque (V) verdadeira ou (F) Falsa.
a)      (     ) Um tema bastante discutido nos dias atuais é a corrupção, que sempre existiu nas estruturas governamentais, mas sempre procuram esconder da população. 
b)      (     ) Muitos são as denúncias do uso de recursos públicos e verbas para o favorecimento pessoal.
c)      (     ) A questão da corrupção no Brasil é de origem histórica e profunda e os exemplos na atualidade são os piores; no âmbito político, judiciários e das pessoas desonestas. 
d)      (     ) A frase do tipo “o jeitinho brasileiro”, onde quer levar vantagem em tudo, não podemos relacionar como uma forma de corrupção na nossa sociedade.

Respostas: V V V F. 
O termo libertinagem social é utilizado para representar as formas de corrupção que podem ser utilizadas pelas pessoas na sociedade, mas provocadas pelos exemplos de corrupção existentes nas classes sociais dominantes.

6.    De acordo com o texto sobre a sociabilidade contemporânea, regras e exceção não tem mais regras; podemos concluir que desde criança aprendemos que precisamos seguir regras para viver organizadamente em sociedade. Marque (V) verdadeira ou (F) falsa.

a)    (  ) Nos últimos tempos, as regras parecem ter-se tornado exceções e vice-versa. Mas a corrupção é uma exceção na nossa sociedade.
b)    (   )A corrupção que sempre existiu nas estruturas governamentais expôs-se a luz desde o governo Collor e gera uma situação de libertinagem social.
c)    (   )A libertinagem social não tem como causa as atitudes de corrupção existente pelos representantes do poder público.
d)    (   ) “Se dar bem” ou “é preciso levar vantagem em tudo” são frases tidas para autorizar os indivíduos a seguir os exemplos que “se os poderosos fazem, por que eu não posso fazer também?

Respostas: F V F V
Um tema bastante discutido nos dias atuais é a corrupção, que sempre existiu nas estruturas governamentais, mas sempre procuram esconder da população. Porém, podemos observar que na sociedade foi exposto, desde o governo Fernando Collor.
A questão da corrupção no Brasil é de origem histórica e profunda e os exemplos na atualidade são os piores; no âmbito político, judiciários e das pessoas desonestas. Sempre ouvimos a frase do tipo “o jeitinho brasileiro”, onde quer levar vantagem em tudo.




7.    Leia o pequeno texto do poema abaixo, qual o tema que o autor que expressar.

Eu, etiqueta 
Carlos Drummond de Andrade

Em minha calça está grudado um nome 
que não é meu de batismo ou de cartório, 
um nome... estranho. 
Meu blusão traz lembrete de bebida 
que jamais pus na boca, nesta vida. 
Em minha camiseta, a marca de cigarro 
que não fumo, até hoje não fumei. 
Minhas meias falam de produto 
que nunca experimentei 
mas são comunicados a meus pés. 
Meu tênis é proclama colorido 
de alguma coisa não provada 
por este provador de longa idade. 

a) Ao consumismo, entendido como um fator da sociedade capitalista.
 b) À moda jovem, da sociedade globalizada e das comunicações em rede em escala planetária.
 c) À vida nas metrópoles e nas cidades globais cujos habitantes usam um vocabulário estrangeiro para expressar o processo de globalização.
d) Às relações comerciais desiguais em escala planetária, em que os países pobres consomem produtos fabricados em diferentes lugares do globo
. e) Aos produtos expostos nas vitrines dos shopping centers das cidades brasileiras.

Respostas: Letra A.
Quando o poeta Carlos Drummond de Andrade expõe as diferentes formas de propaganda utilizada pelo individuo, retirando sua própria identidade para se tornar um símbolo do consumismo exagerado da sociedade capitalista.

8.    (UEL) “Tudo indica que o termo ‘indústria cultural’ foi empregado pela primeira vez no livro Dialética do esclarecimento, que Horkheimer [1895-1973] e eu [Adorno, 1903-1969] publicamos em 1947, em Amsterdã. (...) Em todos os seus ramos fazem se, mais ou menos segundo um plano, produtos adaptados ao consumo das massas (atingem grandes quantidades de pessoas) e que em grande medida determinam esse consumo”. (ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (Org.). Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1986. p. 92.) Com base no texto acima e na concepção de indústria cultural expressa por Adorno e Horkheimer, é correto afirmar:
a) Os produtos da indústria cultural caracterizam-se por ser a expressão espontânea das massas.
 b) A quantidade, a diversidade e a facilidade de acesso aos produtos da indústria cultural contribuem para a formação de indivíduos críticos, capazes de julgar com autonomia.
c) A indústria cultural visa à promoção das mais diferentes manifestações culturais, preservando as características originais de cada uma delas.
d) A indústria cultural não valoriza a qualidade da arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para o consumo das massas.

Resposta: Letra D.
A cultura de massa veio com o nascimento do século XX e dos novos meios de comunicação. O cinema, rádio e a televisão ganharam destaque e homogeneizaram os padrões da cultura. Produto de uma atividade econômica de larga escala, está vinculada inevitavelmente ao capitalismo industrial, acabando desta forma por oprimir as demais culturas e sem uma preocupação com a qualidade, buscando os gostos culturais da massa (atingir maior número de pessoas) para aumentar vendas. 

9.    O vídeo Ilha das Fores mostra a vida das pessoas, local onde era depositado o lixo e onde as pessoas da localidade sobreviveria dos restos de comidas jogados numa área em que havia uma criação de porcos. O dono dos porcos mandava seus empregados separar primeiro para os animais e em seguida era permitido aos humanos (crianças e mulheres) retirar os restos que sobrou dos porcos. De acordo com o texto, qual o tema principal que tratar o vídeo?

Resposta:  A questão relevante do documentário é mostrar e criticar às desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista.

10. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? Explique esta questão baseado nas duas versões abaixo:
a)    Na música de Paulinho da Viola, “Chico Brito” (1996).

Resposta:  A sociedade faz o homem, pois Chico Brito  aparece na música como vítima de uma sociedade.

b)    Na música de Geraldo Vandré, “Pra não dizer que não falei das flores”(1968).

Resposta: O homem faz a sociedade, fica evidente na estrofe

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”

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