1. Atualmente, segundo o especialista em comunicação Marshall
McLuhan afirmou que o mundo contemporâneo é uma “aldeia global”, a internet
criou um novo espaço para o pensamento, para o conhecimento e para a
comunicação.
A
integração das redes de informação e do espaço virtual podemos chamar de:
a)
unidade tecnológica
b)
ciberespaço
c)
espacialidade digital
d)
sócio digital.
Resposta:
Letra B.
No enunciado vem o termo utilizado pelo o especialista em comunicação Marshall McLuhan “aldeia
global”, situa o mundo contemporâneo e sua interligação com a maior rede de
comunicação, que se tornou a internet, trazendo notícias e expressões variadas em
tempo real e veloz, aproximando cada vez as pessoas de diferentes locais a
assuntos diversos, formando uma conexão virtual, esse espaço é denominado de
ciberespaço.
2.
O espaço
virtual ganhou dimensões nas novas formas de comunicações em tempo real e em
rede, onde pessoas estão conectadas compartilhando ideias, sentimentos,
experiências e aprendizagem. Marque a alternativa INCORRETA:
a) As
novas tecnologias dos meios de comunicações atingem a sociedade de forma a
mistificar e prender cada vez mais a atenção e o tempo das pessoas.
b) Com o argumento
de que atendem às necessidades das pessoas que desejam apenas entretenimento e
diversão, não se preocupar com o caráter educativo ou cultural de quem consomem
c) A
verdadeira preocupação das empresas de comunicação é unicamente o respeito ao
ser humano por meio da propaganda intensa.
d)
Eles criam o desejo e a necessidade de
consumir, não importando a qualidade.
Respostas:
Letra C.
A relação entre meios de comunicação e
propaganda é obter um alcance nas vendas do produto e com isso cria-se uma ilusão
da necessidade imediata de consumo. Portanto a visão é o lucro para as empresas
e não as necessidades do ser humano.
3.
O conceito de hegemonia (palavra de origem grega que
significa “supremacia”, “preponderância”) entende-se o processo pela qual uma
classe dominante consegue que seu projeto seja aceito pelos dominados,
desarticulando a visão de um mundo autônoma de cada grupo potencialmente
adversário.
Segundo o pensador
italiano Antônio Gramsci (1891 – 1937) uma
classe se torna hegemônica:
a) Quando além do poder coercitivo e
policial, utiliza a persuasão, produz o consenso para convencer a maioria das
pessoas.
b)
Utiliza
os meios de comunicação de forma a respeitar as diferentes opiniões, sem impor
ou convencer as pessoas.
c)
Não
utiliza o poder coercitivo e apenas o convencimento que suas ideias estão
corretas.
d)
Respeita
as diversidades de todas as classes sociais.
Respostas: Letra A.
Gramsci afirma que uma classe social
para deter o poder e se tornar hegemônica vai utilizar do poder coercitivo e
policial, como também a persuasão, provocando um consenso para convencer a
maioria das pessoas a aceitar suas convicções.
4. O
sociológico francês Pierre Bourdieu (1930 – 2002) desenvolveu o conceito de
violência simbólica para designar:
I.
Formas
culturais que impõem e fazem com que aceitamos como normal, ou seja, a partir
da naturalização da história, condições em que os fatos sociais,
independentemente de ser bons ou ruins, passam a ser naturais e tornam-se uma
“verdade” para a sociedade.
II.
É pela
cultura, portanto, que as classes dominantes garantem o controle ideológico.
III.
Desenvolvem
uma prática cuja a finalidade é manter o distanciamento entre classes sociais.
Marque a alternativa correta:
a) Apenas
I está correta.
b) Apenas
II está correta.
c) Apenas
I e II estão corretas.
d) Apenas
II e III estão corretas.
e) Todas
estão corretas
.
Respostas: Letra E.
É através das formas culturais
que impõem e fazem com que aceitamos como normal certas atitudes e comportamentos
sociais, que Pierre Bourdieu denominar de naturalização da história, condições
em que os fatos sociais, independentemente de ser bons ou ruins, passam a ser
naturais e tornam-se uma “verdade” para a sociedade. Sendo, portanto, pela
cultura que as classes dominantes garantem o controle ideológico, desenvolvendo
uma prática cuja a finalidade é manter o distanciamento entre classes sociais.
5.
A corrupção é encarada na sociedade como algo
latente, causando uma situação de libertinagem social, segundo a psicanalista
brasileira Maria Rita Kehl. Marque (V) verdadeira
ou (F) Falsa.
a)
( ) Um tema bastante discutido nos dias
atuais é a corrupção, que sempre existiu nas estruturas governamentais, mas
sempre procuram esconder da população.
b) ( ) Muitos são as
denúncias do uso de recursos públicos e verbas para o favorecimento pessoal.
c)
( ) A questão da corrupção no Brasil é de
origem histórica e profunda e os exemplos na atualidade são os piores; no
âmbito político, judiciários e das pessoas desonestas.
d) ( ) A frase do tipo “o jeitinho
brasileiro”, onde quer levar vantagem em tudo, não podemos relacionar como uma
forma de corrupção na nossa sociedade.
Respostas:
V V V F.
O termo libertinagem social é utilizado para representar as formas de
corrupção que podem ser utilizadas pelas pessoas na sociedade, mas provocadas pelos
exemplos de corrupção existentes nas classes sociais dominantes.
6.
De acordo com o texto sobre a sociabilidade
contemporânea, regras e exceção não tem mais regras; podemos concluir que desde
criança aprendemos que precisamos seguir regras para viver organizadamente em
sociedade. Marque (V) verdadeira ou (F) falsa.
a) ( ) Nos últimos tempos, as regras parecem
ter-se tornado exceções e vice-versa. Mas a corrupção é uma exceção na nossa
sociedade.
b) ( )A corrupção que sempre existiu nas
estruturas governamentais expôs-se a luz desde o governo Collor e gera uma
situação de libertinagem social.
c) ( )A libertinagem social não tem como causa as
atitudes de corrupção existente pelos representantes do poder público.
d) ( ) “Se dar bem” ou “é preciso levar vantagem
em tudo” são frases tidas para autorizar os indivíduos a seguir os exemplos que
“se os poderosos fazem, por que eu não posso fazer também?
Respostas: F V F V
Um tema bastante discutido nos dias atuais é a corrupção,
que sempre existiu nas estruturas governamentais, mas sempre procuram esconder
da população. Porém, podemos observar que na sociedade foi exposto, desde o
governo Fernando Collor.
A questão da corrupção no Brasil é de origem histórica e
profunda e os exemplos na atualidade são os piores; no âmbito político,
judiciários e das pessoas desonestas. Sempre ouvimos a frase do tipo “o
jeitinho brasileiro”, onde quer levar vantagem em tudo.
7.
Leia o pequeno texto do poema abaixo, qual o
tema que o autor que expressar.
Eu, etiqueta
Carlos Drummond de Andrade
Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Em minha camiseta, a marca de cigarro
que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Carlos Drummond de Andrade
Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Em minha camiseta, a marca de cigarro
que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
a) Ao consumismo, entendido como um
fator da sociedade capitalista.
b) À moda jovem, da sociedade globalizada e
das comunicações em rede em escala planetária.
c) À vida nas metrópoles e nas cidades globais
cujos habitantes usam um vocabulário estrangeiro para expressar o processo de
globalização.
d) Às relações comerciais desiguais em
escala planetária, em que os países pobres consomem produtos fabricados em
diferentes lugares do globo
. e) Aos produtos expostos nas vitrines
dos shopping centers das cidades brasileiras.
Respostas: Letra A.
Quando o poeta Carlos Drummond de Andrade expõe as diferentes formas de propaganda utilizada
pelo individuo, retirando sua própria identidade para se tornar um símbolo do
consumismo exagerado da sociedade capitalista.
8.
(UEL)
“Tudo indica que o termo ‘indústria cultural’ foi empregado pela primeira vez
no livro Dialética do esclarecimento, que Horkheimer [1895-1973] e eu [Adorno,
1903-1969] publicamos em 1947, em Amsterdã. (...) Em todos os seus ramos fazem
se, mais ou menos segundo um plano, produtos adaptados ao consumo das massas
(atingem grandes quantidades de pessoas) e que em grande medida determinam esse
consumo”. (ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (Org.).
Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1986. p. 92.) Com base no texto acima e na
concepção de indústria cultural expressa por Adorno e Horkheimer, é correto
afirmar:
a) Os produtos da indústria cultural
caracterizam-se por ser a expressão espontânea das massas.
b)
A quantidade, a diversidade e a facilidade de acesso aos produtos da indústria
cultural contribuem para a formação de indivíduos críticos, capazes de julgar
com autonomia.
c) A indústria cultural visa à promoção
das mais diferentes manifestações culturais, preservando as características
originais de cada uma delas.
d) A indústria cultural não valoriza a
qualidade da arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para
o consumo das massas.
Resposta: Letra D.
A cultura de massa veio
com o nascimento do século XX e dos novos meios de comunicação. O cinema, rádio
e a televisão ganharam destaque e homogeneizaram os padrões da cultura. Produto
de uma atividade econômica de larga escala, está vinculada inevitavelmente ao
capitalismo industrial, acabando desta forma por oprimir as demais culturas e
sem uma preocupação com a qualidade, buscando os gostos culturais da massa
(atingir maior número de pessoas) para aumentar vendas.
9.
O vídeo Ilha das Fores mostra a vida das
pessoas, local onde era depositado o lixo e onde as pessoas da localidade
sobreviveria dos restos de comidas jogados numa área em que havia uma criação
de porcos. O dono dos porcos mandava seus empregados separar primeiro para
os animais e em seguida era permitido aos humanos (crianças e mulheres) retirar
os restos que sobrou dos porcos. De acordo com o texto, qual o tema principal
que tratar o vídeo?
Resposta: A questão relevante do documentário é mostrar e criticar às desigualdades
sociais geradas pelo sistema capitalista.
10.
O
homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? Explique esta questão baseado
nas duas versões abaixo:
a)
Na
música de Paulinho da Viola, “Chico Brito” (1996).
Resposta: A sociedade faz o homem, pois Chico Brito aparece na música como vítima de uma sociedade.
b)
Na
música de Geraldo Vandré, “Pra não dizer que não falei das flores”(1968).
Resposta: O homem faz a sociedade, fica
evidente na estrofe
“ Vem,
vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”
amei ajudou muito nas questoes que tava em duvida
ResponderExcluirQue bom Thamyres.
ResponderExcluirQue bom Thamyres.
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